Maçaneta de portas e puxadores: qual escolher?

Maçaneta de portas refletem o estilo de uma casa, por isso selecionar a certa é a melhor maneira de dar a um ambiente um visual totalmente novo.

Tal como acontece com o projeto de decoração de uma casa, a perfeita execução de um cronograma para mudar a maçaneta/puxador das portas tornará o espaço muito mais bonito e aconchegante.

Mas como escolher o acabamento ideal para a fechadura da sua porta? É o que você vai descobrir agora!

Qual a diferença entre um puxador e uma maçaneta?

Puxadores e maçanetas exercem a mesma função: facilitam a abertura de uma porta.

No entanto, embora muitas vezes sejam usados como sinônimos, puxadores e maçanetas funcionam de maneira diferente – um puxador não está acoplado à fechadura e é mais comumente utilizado em portas de correr ou em portas pivotantes.

Já uma maçaneta funciona em conjunto com a fechadura e pode ser usada tanto em portas internas como em portas externas.

Como escolher a maçaneta de porta ideal para um projeto?

Para escolher a maçaneta perfeita para um projeto, é preciso considerar alguns pontos:

  • Considere a decoração da casa

Existem diferentes estilos de maçaneta de portas no mercado, que variam entre modelos clássicos e contemporâneos. No entanto, o modelo ideal para um espaço deve combinar com a decoração. Por exemplo, espaços mais tradicionais devem investir em puxadores clássicos, de cores sóbrias.

Além disso, a menos que você queira colocar um modelo diferente de maçaneta em cada cômodo de uma casa, deve planejar todo o projeto com antecedência.

É preciso visualizar a casa como um todo e assim definir que portas devem ter o mesmo tipo de maçaneta. Por exemplo, as portas que dão acesso ao corredor devem possuir puxadores que combinem entre si. Além disso, planeje onde o modelo de maçaneta de portas precise ser um pouco diferente e onde é preciso instalar um modelo que imprima ao local segurança adicional.

Dicas extra: O estilo clássico nunca sai de moda e combina com diferentes designs de móveis. Maçanetas mais pesadas e em tons metálicos são sempre uma boa escolha.

  • Considere a cor da porta

Existem tantos estilos diferentes de maçanetas para portas quanto portas para encaixá-los, então esteja preparado para passar algum tempo pesquisando. Um puxador de porta de latão ou bronze antigo se ajusta melhor a uma porta de cores quentes, enquanto esquemas de cores mais frias se encaixam melhor a puxadores ou maçanetas de aço inoxidável ou cromo.

  • Observe as proporções

O tamanho da maçaneta deve ser adequado ao tamanho da porta. Portas largas e volumosas devem possuir grandes puxadores enquanto portas pequenas devem possuir maçanetas pequenas e delicadas.

  • Modelos de maçaneta de portas

Existem diferentes modelos de maçanetas que podem ser usadas em um projeto. Os mais comuns são:

  • Oval

As maçanetas ovais são tubulares, sem bordas definidas e curvadas nas extremidades. Uma maçaneta oval, normalmente, é muito lisa e polida.

  • Reta

Este estilo de maçaneta de portas é reta e levemente arredondada. Deve ser combinada com fechaduras retas ou redondas.

  • Angular

As maçanetas angulares podem combinar com fechaduras quadradas, circulares ou retangulares. Uma maçaneta angular é retangular e apresenta bordas nítidas.

  • Clássica

A maçaneta clássica possui estilo vitoriano tradicional e pode combinar com uma fechadura retangular grande e decorativa. Geralmente é feita de aço ou latão.

  • Contemporânea

Maçanetas contemporâneas são modernas, minimalistas e muito elegantes. Podem ser encontradas em aço inoxidável, cromo, bronze ou até mesmo pintadas da cor da porta.

Fonte:

Compartilhe a publicação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Postagem relacionadas