Neoplasticismo: O Movimento Artístico que Inspirou a Arquitetura Moderna

O Neoplasticismo é um movimento de arte abstrata que surgiu em 1917 e teve como principais representantes os pintores Piet Mondrian e The Van Doesburg. Inspirado no simbolismo, esse movimento busca alcançar a harmonia universal por meio da arte. O conceito inovador de representar tudo que existe através de linhas retas e cores primárias influenciou artistas gráficos, designers, estilistas e arquitetos.

O que é Neoplasticismo?

Neoplasticismo é um movimento de arte abstrata que surgiu em 1917 e teve como principais representantes os pintores Piet Mondrian e The Van Doesburg. Mondrian foi influenciado pela teosofia e pelo simbolismo para dar início a esse movimento que, junto com Suprematismo, deu origem ao abstracionismo geométrico.

O pintor começou sua carreira praticando a arte figurativa, pintando rostos e outros temas comuns na época. Foi durante uma temporada em Paris, em 1912, que o artista teve intenso contato com o cubismo de Pablo Picasso e Georges Braque.

Essa experiência foi o ponta pé para mudanças no seu estilo de pintura, que mais tarde daria origem ao Neoplasticismo.

Qual foi a influência do neoplasticismo na arquitetura?

Além da pintura, o Neoplasticismo influenciou também a arquitetura. O uso de linhas e ângulos retos exaltados no movimento influenciou consideravelmente a arquitetura moderna.

The Van Doesburg, um dos criadores do Neoplasticismo, chegou a criar projetos arquitetônicos aplicando as caraterísticas do movimento. O Café L’Aubette, construído na França em 1926, é um de seus projetos conhecidos.

Fonte:

Compartilhe a publicação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Postagem relacionadas

Decoração com revestimento tijolinho

Além de ser muito versátil em relação aos estilos de decoração, o tijolinho para parede pode ser aplicado em diversos cômodos. Na prática, pode utilizada